Qual foi o ano do nascimento de Cristo?


O ano em que Cristo nasceu só passou a ser tido como 1 d.C. ("depois de Cristo") séculos depois. Na época do nascimento, assim como hoje, havia várias formas de contar o tempo, mas, para a maior parte das pessoas que viviam sob a influência do Império Romano, 1 d.C. era 754 a.U.c., ou seja, 754 anos passados desde a criação de Roma. Porém, o calendário romano não era padrão nem entre os romanos: a contagem também era feita pelos anos de reinado de cada imperador e, segundo esse calendário, o ano anterior ao nascimento de Cristo era o 31º ano de Augusto ou ainda o 46º ano do calendário criado por Júlio César. A definição de que o nascimento de Cristo seria o ano 1 só veio muito tempo depois, por volta de 1286 a.U.c, quando um frade chamado Dionísio, o Pequeno, fez alguns cálculos e determinou que aquele era o ano 532 depois do nascimento de Cristo (d.C.). Mas alguns séculos depois os cálculos foram refeitos e levantou-se a questão de que o pequeno grande Dionísio teria errado nos seus cálculos e, portanto, nosso calendário pode estar de quatro a seis anos atrasado. Ou seja, Cristo teria nascido há 2011 ou 2013 anos, e não 2007.

por Luís Joly

De volta para o futuro

Os anos dependem de referenciais. Compare o calendário cristão com outros 2

Calendário Gregoriano

Este é o calendário cristão, adotado hoje pela maior parte das pessoas. O ano 1 marca o nascimento de Cristo (ainda que a data esteja errada…)

Calendário Juliano

O ano 1 para o Império Romano é o chamado ad Urb condita, que em latim significa algo como "desde a fundação da cidade" – a cidade para eles, por excelência, era Roma

Calendário Judaico

Começa no ano em que Deus teria criado o mundo, exatamente no dia 7/10/3760 a.C. Hoje, portanto, os judeus vivem no ano 5767.

Anúncios

4 Responses to Qual foi o ano do nascimento de Cristo?

  1. sou pastor, moro e pastoreio uma igreja na cidade de Juiz de Fora. MG; juntamente com os pastores (Henrique – argentino e Otávio – Paraguaio), realizamos cultos em espanhol, com a finalidade de alcançarmos alunos de cursos de língua espana, Juiz de Fora é uma cidade polo, com mais de (10) faculdades e vários cursos de língua. Alunos de várias cidades do Estado se deslocam pra estudar aqui. se for possível, gostaríamos de receber algumas Bíblias em espanhol. Desde já ficamos agradecidos por vossa atenção. Ficamos em oração.

    Fraternalmente: Pastor Francisco Barbosa da Silva.
    Assembléia de DEUS Philadelfia.
    Avenida Dos Andradas, 27 – Centro. Juiz de Fora. MG.
    Cep. 36036-000

  2. Wanderley Ramalho disse:

    Boa tarde !
    Sou membro da ONG Instituto Brasil 10 e gostaria de saber se poderiam me informar algum lugar onde pudesse estar adquirindo Bíblias gratuitamente visto que estamos com um projeto baseado a doações neste sentido !
    Agradeço desde já pela atenção !
    Graça e Paz
    Forte Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: